O assunto prótese peniana entrou em evidência há poucos dias, quando o deputado federal Paulo Pimenta, resolveu questionar o cantor e deputado Sérgio Reis, por ter possivelmente utilizado dinheiro público para fazer o procedimento, que segundo ele, custou R$ 55 mil.
Por conta disso, vários homens ficaram interessados no assunto, no entanto, deixando as questões políticas de lado, resolvemos mostrar como funciona uma prótese peniana, os custos e diversos outros fatores que envolvem o assunto.
A prótese peniana é um procedimento que consiste em colocar um implante no interior do pênis, com o objetivo de provocar uma ereção. Portanto, pode ser utilizado para tratar a impotência sexual. Esse tipo de cirurgia é também é recomendada para homens com paraplegia ou tetraplegia.
O implante peniano é recomendado quando o uso de medicações e injeções no pênis não deram o resultado desejado. Dessa maneira, é importante tentar procedimentos mais simples antes de considerar a cirurgia.
Existem dois tipos principais como:
Semirrígida: Essa prótese é feita com um material que mantém o pênis sempre ereto. Ela pode ser colocada em 3 posições que permitem maior conforto e um contato sexual diário.
A prótese semirrígida é composta de duas hastes de metal revestidas por uma camada de silicone. A prótese pode ser dobrada e costuma ficar bem discreta.
Maleável: Esse modelo imita perfeitamente o pênis normal. Essa prótese faz com que o membro permaneça flácido durante o repouso e ereto durante as relações sexuais. Para controlar esses estados, existe um mecanismo que fica situado dentro do saco escrotal, exigindo um procedimento manual.
Como qualquer procedimento cirúrgico dessa extensão, é utilizada anestesia raquidiana, combinada com sedação. A cirurgia costuma durar entre 40 minutos e 1 hora, no entanto, é recomendável que o paciente fique em internamento hospitalar por até 2 dias.
A recuperação costuma ser um pouco demorada, levando até 6 semanas sem que o homem possa ter algum contato sexual. Contudo, mesmo após esse período, é importante conversar com o médico e seguir as indicações dele. Além disso, o pós-operatório exige alguns cuidados como:
Manter o pênis voltado para cima, evitando que ele cicatrize dobrado para baixo;
Evitar atividades intensas, como sexo, esportes ou musculação por pelo menos 2 meses;
Ter uma boa higiene íntima para evitar infecções que tragam consequências graves.
Como o sexo vai ocorrer após a colocação da prótese depende de cada homem. Contudo, a sensibilidade continua a mesma, não comprometendo a capacidade de sentir prazer, ejacular ou até mesmo ter filhos.
Geralmente o procedimento é bastante tranquilo e vem ganhando cada vez mais adeptos, no entanto, alguns riscos precisam ser considerados como:
Infecção;
Rejeição;
Adesão aos tecidos no interior do membro sexual;
Dores intensas;
Vermelhidão;
Inchaço;
Saída de pus.
Caso o paciente apresente alguns desses sintomas, o médico deverá ser consultado imediatamente.
Por fim, colocar uma prótese no órgão sexual pode ser a solução para muitos homens que andam com a autoestima baixa por causa da disfunção erétil. No entanto, é preciso pesquisar bastante sobre o tema, conversar com um profissional qualificado e avaliar se vale a pena tentar o procedimento.
Obs.Todas as imagens deste site foram retirados da própria internet. Caso deseje remover alguma imagem que seja de sua autoria ou que viole sua privacidade entre contato conosco que faremos a retirada imediata.